Por que a Pantik não oferece produtos sem glúten e sem lactose no balcão?

Viver sem glúten e sem lactose é ter em mente que a doença celíaca, assim como a intolerância ao leite e derivados, e a alergia a produtos que contêm lácteos são alterações muito graves e que “obrigam” os portadores a mudar radicalmente seus hábitos alimentares.

Para atender corretamente essas necessidades, os produtos sem glúten e sem lactose não podem ter qualquer tipo de contato com produtos com glúten e lactose, preservando, assim a saúde das pessoas que têm intolerância ou alergia ao glúten e à lactose.

E é por isso que a Pantik não prepara produtos específicos para dietas sem glúten e sem lactose na sua cozinha e não oferece esses produtos no balcão.

Os produtos sem glúten e sem lactose não podem ser expostos ao lado de alimentos que contêm farinha de trigo, centeio, farinha integral, lácteos ou derivados, para que não ocorra o que chamamos de “contaminação cruzada”.

Segundo a Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra), a doença celíaca, no Brasil, atinge uma em cada 600 pessoas. No entanto, o número de celíacos pode ser muito maior, já que as pesquisas apontam somente os já diagnosticados com a doença.

Por ser uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a doença celíaca pode ocasionar diarreia, anemia, osteoporose, lesões no intestino, câncer e, em casos mais extremos, morte.

Além disso, outros distúrbios digestivos muito preocupantes são a intolerância à lactose e a alergia ao leite e a seus derivados. De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave.

É importante ressaltar que alergia à lactose e intolerância à lactose são patologias diferentes. A alergia é uma reação contrária às proteínas do leite, que pode se manifestar após a ingestão de uma pequena quantidade de produtos lácteos. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório.

Sendo assim, viver sem produtos que levam farinha de trigo, centeio ou farinha integral na receita e viver sem produtos que contêm leite e/ou derivados, envolve muito mais do que ter uma dieta controlada e muito mais do que simplesmente “cortar” o glúten e a lactose da alimentação.

Por isso, a Pantik oferece produtos congelados e/ou embalados, sem glúten e sem lactose, específicos para dietas controladas.

Nossos pães integrais são naturalmente sem lactose, por não levarem leite e derivados nas receitas. Mas, todos contêm glúten, uma vez que o glúten está naturalmente presente nas farinhas e nos cereais utilizados na sua preparação.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *