O calor pede hidratação

Diante das mudanças no clima normais da primavera – manhãs mais frias e tardes mais quentes, quem pede uma atenção dobrada é o nosso próprio corpo. 

O essencial para os dias de calor é manter uma boa hidratação para evitar problemas como tontura e pressão baixa. Além disso, o organismo hidratado mantém o metabolismo em ordem. 

O mínimo de água que deve ser ingerido ao dia é 2 litros, mas essa quantidade pode variar de pessoa a pessoa.

Para ajudar o corpo a se hidratar, evite cafeína e álcool. 

Tente não fazer dessa necessidade uma tortura. A sede é o alarme que “toca” quando já estamos desidratados. Mesmo que você não tenha o hábito de beber água, faça um esforço para rever seus costumes e use e abuse de:
· água de coco e sucos diluídos;
· melão e melancia;
· chás gelados.

Evite refrigerantes, principalmente antes da malhação, pois eles causam distensão abdominal. 

E, para se hidratar da forma correta, confira nossas dicas 

  • Evite beber líquido durante as refeições: A mistura de água e comida no estômago não apenas leva à sensação de estufamento, mas à diluição de enzimas e ácidos estomacais, atrapalhando a digestão. Espere cerca de meia hora depois de comer para beber algo ou, pelo menos, não ultrapasse um copo de líquido junto com os alimentos.

    Leve sua água por onde for: Ao sair para caminhar, pedalar, fazer uma trilha ou qualquer outra atividade na natureza, leve sua garrafinha com água do filtro ou mineral.


Não exagere depois de exercícios intensos: Sim, hidratar é obrigatório antes, durante e depois da atividade física. O problema é beber apenas água – e em grande quantidade – após práticas intensas. Isso porque é necessário repor também os minerais perdidos com a transpiração. O perigo? Consumir água em excesso leva à diluição do sódio e outros eletrólitos no sangue, o que pode comprometer várias funções do organismo.

E fica sempre a dica: bom senso em tudo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *