Dicas de ouro para prevenir e combater a hipertensão arterial

No dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Quando não acontece o tratamento adequado, a pressão alta pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
Pessoas com hábitos alimentares irregulares, com elevado consumo de sal e de produtos industrializados, sobrepeso e obesidade, tabagismo, genética e diabete, podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da hipertensão.

Mas, como prevenir a pressão alta? Confira nossas dicas:

A primeira dica é: o consumo de sódio (presente no sal) deve ser moderado.

> Na hora de preparar carne, por exemplo, tempere um dia antes, deixando submersa no tempero. Utilize temperos naturais, como limão, salsa, cebolinha, alho e manjericão. Isso vai fazer com que você tenha uma carne saborosa, com uma pequena quantidade de sal.

> Evite temperos prontos, como molho shoyu, caldos de galinha, de carne e de legumes, tempero para macarrão instantâneo e sopas industrializadas. É importante lembrar que, ao consumir um tablete de caldo de carne por dia, por exemplo, você ultrapassa a recomendação máxima diária de sódio, que é de 2g/dia.

> Molhos prontos para saladas são bombas de sódio. Opte por temperar as saladas com azeite de oliva aromatizado (em 1 litro de azeite de oliva, adicione alho, manjericão ou orégano).

> Alimentos em conserva, como milho, ervilha e pepino, também contêm muito sódio. Experimente consumir estes alimentos frescos. Você vai conhecer o verdadeiro sabor deles!

> Lembre de tomar água e praticar atividades físicas.

Seguindo nossas dicas, você vai levar uma vida muito mais saudável e viver momentos integralmente mais felizes!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *